Endorfina Vicia

 Quem ai conhece o termo “Endorfina”?

Segundo o dicionário: qualquer peptídeo de um grupo de proteínas de grande poder analgésico que estão presentes em estado natural no cérebro. 

O processo de produção e liberação da endorfina pela glândula hipófise acontece durante e depois de uma atividade física. Como é mecanismo provocado pela adaptação do corpo ao exercício, ela vai sendo liberada gradualmente desde o início da atividade. Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação.

Gatas endorfinadas no pós treino do Vem Junto pelas Mulheres da Nike

Confesso que tinha esquecido como era essa sensação. Jogo vôlei desde os 9 anos de idade e quando eu estava naqueles períodos de treino intensos, jogando a tarde toda e voltando pra casa com aquele cansaço feliz, eu não sabia que a responsável por isso tinha esse nome. Eu só queria jogar todos os dias e não entendia o porque.

Com o passar do tempo, chegando a maturidade, faculdade, emprego… acabei largando essa vida e como a maioria das pessoas, comecei no “deixa a vida me levar”. Foram muitos anos sem muito entusiasmo com o exercício físico. Hoje lembro e penso: Como consegui ficar sem?

Enfim, encontrei essa bichinha há alguns anos atrás novamente. Primeiro foi com o vôlei, com um empurrãozinho eu conheci um clube legal, com umas meninas mais legais ainda que me deram motivação pra voltar a treinar. Não sei se eu gostava mais de jogar ou do pós treino, onde fofocávamos e nos divertíamos um monte.

Pós treino sempre com sorrisão no rosto!

O próximo passo foi começar a treinar os músculos. Me inscrevi na academia e tentava ir pelo menos 3 vezes na semana, me forçando muito! Confesso que eu tinha segundas intenções nisso. Aliás, em todas as atividades que eu comecei, foi por um incentivo maior! A gente quer impressionar e no fim, acaba sendo impressionada de tanto que gosta! Assim foi também com a corrida.

Comecei a perceber que o “depois” tirava de mim aquele arrependimento de ter ido, ou dá má vontade de ir. E me apeguei a isso para não desistir. Claro que no começo não seguia nada a risca, era um “hoje não”, “recomeço na segunda” e muitas outras desculpas… Só para o vôlei que eu ia com muita vontade.

  

Alta estima elevada após corridinha 😄

Isso não demorou muito para mudar… acho que o tal “bichinho da corrida” realmente pica! E ele tem nome também: Endorfina! Comecei a perceber com a corrida o quanto que isso me fazia bem, e a sensação de bem estar foi durando cada vez mais que eu percebi que tinha dias que eu estava chata porque não tinha feito nenhuma atividade física! Estava faltando endorfina no meu corpo.

Hoje em dia para não correr esse risco, faço atividade todos os dias! E dependendo do dia, mais que uma vez. Eu sei que pode parecer demais, mas se eu não faço fico chateada ou triste… o que me leva a pensar que realmente estou viciada!

Correndo, jogando ou “musculando” , assim ativo minha felicidade 😊

Muitas pessoas me falam que não tem vontade de treinar, que sou louca ou que queriam ter só um terço da minha força de vontade para os treinos… Mas se todas soubessem o quanto é bom, tenho certeza que iriam me dizer: como consegui ficar sem essa sensação!

E você? É viciado como eu, ou ainda anda resistindo a ela?

 

@julibak 

Anúncios

2 comentários sobre “Endorfina Vicia

  1. Olá! Eu também já estou viciada na tal endorfina… kkkkk Treino corrida 3x por semana e pilates 2x, quando não consigo cumprir essa agenda, já fico de mau humor… rsrsrs
    Descobri o blog a pouco tempo, mas estou adorando!!! Parabéns!!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Que legal Marília!!! Bom saber que não sou louca sozinha 😂😂😂 Eu tb fico de mal humor e vem chata! Kkk
      Legal que está gostando do blog! Obrigada por estar conosco!! 😍😘

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s