Respeite as etapas da corrida.

Muito já se ouviu falar de quem entra na vibe da corrida e hoje ou amanhã já está correndo uma maratona. Cada um tem sua opinião sobre essa discussão, que dá um pano pra manga para kms de conversa. Uma roda numa mesa de bar seria o ideal pra esse tipo de assunto. Acho que dá pra correr uma maratona no bla bla bla run falando só sobre isso também…

Então que tal parafrasearmos um pouco mais sobre o tema?

Vemos pessoas que sempre foram sedentárias, nunca se preocuparam com a alimentação, não tem horário pra acordar, dormir ou fazer qualquer atividade física. Que sempre viveu a base de batata-frita, sanduiches e coca-cola.

mulher-amarrando-o-tênis

Um belo dia, essas pessoas resolvem acordar pra vida e fazer uma atividade física. O que está na moda? Corrida. #PartiuCorrer
Ótima atitude, se não fosse por um porém: essas pessoas pensam que correr é só colocar um tênis no pé e sair por aí. De fato, é. Mas é um “é” não tão simples assim.
Essas pessoas acordam pra correr num dia e no outro já querem correr uma maratona.
Claro que você pode sonhar. Ninguém aqui está impedindo seu sonho. Mas respeite as etapas da corrida. Assim como qualquer área da vida, se você quer chegar BEM lá no topo, antes você precisa se preparar para enfrentar todos os desafios que você terá pelo caminho.

Hoje vemos pessoas (e eu estou falando de MUITAS PESSOAS) que mal correram seus primeiros 10kms e já querem fazer uma Meia-Maratona. Calma pessoas! Não se afobem. Não queiram ser super atletas do Instagram do dia pra noite. Você vai se frustar e seu corpo vai responder, pode ter certeza disso! Você não é uma maquininha que pode ser programada. Precisa treinar o corpo para encarar aquele desafio. Às vezes a mente está pronta, mas o corpo ainda não. 😉

Nesses meus quase 5 anos de corrida, eu ~ Carol ~ já vi muitas pessoas se machucarem por não terem respeitado as etapas, por não terem dado o descanso que o corpo merece, por terem treinado demais para provas muito próximas. DESCANSO TAMBÉM É TREINO. Assim como o tênis precisa descansar para não desgastar tanto, o corpo também precisa respirar para regenerar os músculos.

blog_museu_maratona

Você será um maratonista SIM! Conclua cada etapa com eficiência, baixe seu tempo. Não ache que porque você corre 10K em 60’’, você fará 21K em 2’05’’. Não, você não fará. Sabe porque? Porque 21K não são 10K. Porque 21K é mais que o dobro. O corpo vai precisar de mais que o dobro de energia para MANTER o mesmo pace que você completa uma prova de 10K. E pode ter certeza que nas primeiras vezes, ele não terá essa performance, e você irá completar os 21K em mais de duas horas… e se tiver numa maratona, você irá completar os 42K em, quem sabe, 5 horas. 😉
Então vamos parar pra pensar: Porque não fazer direito cada etapa e completar uma meia-maratona ou maratona inteiro, sem estar querendo botar os bofes pra fora na linha de chegada?

Entenderam onde quero chegar?
Partilho do mesmo sentimento da Paula Narvaez, que já comentou sobre esse tema também, que acha que devemos caminhar passo a passo, subir degrau por degrau para alcançamos o topo (seja lá qual for o seu topo), mas respeitar os treinos, o tempo de cada fase.

Comece pelos 5k. Corra algumas provas! Melhore seu tempo. Chegue bem nos 10K. Veja como o corpo responde. Perceba, você dobrou a distância. Pode ser pouco, mas ainda sim é o dobro! Vá para uma meia-maratona preparado. Com psico bem, corpo são, inteiro. Se hidrate durante toda a corrida. Alimente-se bem. Faça treinos de fortalecimento intervalados. Descanse nos dias que antecedem as corridas. Depois de ter feito algumas meias, melhorado tempo, perceber que seu corpo já corre solto e não sente dores pós provas… aí sim você está preparado para uma MARATONA.

Como diz uma amiga: RESPEITE A SENHORA MARATONA!
Não parece, mas ela pode quebrar você!

#ficadica de uma corredora apaixonada pelo running world, que respeita cada km corrido 😉

Bjs e nos vemos nas pixtas

treino_bike_janeiro_02

 

Carol Fonseca
@carulessa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s