Trail Run


Trail Run, você sabe o que é? E como é?

Eu não sabia, até participar e me apaixonar por essa modalidade de corrida… Por isso vou contar pra vocês como tudo funciona! Não que eu seja expert, mas pra ajudar quem está interessado em começar a participar dessa nova categoria de corrida.

A corrida de montanha é uma modalidade a parte no mundo running. Primeiro porque dificilmente você correrá o tempo todo. Dependendo do percurso, do lugar, você enfrentará muita subida, single track (caminhos estreitos durante a trilha), passará por rio, mar, cachoeira… Enfim, vários obstáculos que a natureza criou e colocaram o percurso da prova no meio.

Paisagens em Maresias

Segundo porque esse tipo de prova nos mostra que competitividade não é importante. Pelo menos pra mim… Eu admiro muuuito a paisagem em que estou passando! Pode ser difícil na subida, mas no topo de cada uma delas normalmente aparece uma vista maravilhosa para ser comtemplada! É a recompensa pelo esforço!

Trecho de montanha na prova 28 praias em Ubatuba

Terceiro que esse tipo de que prova normalmente ocorre em lugares diferentes. Não tem muito morro pra subir nas grandes cidades, né? Assim, sempre é uma oportunidade para uma viagem… E quem não gosta de viajar?

Maresias e Ubatuba

Resumindo: não consigo achar motivos para não gostar desse tipo de prova! Todos que tenham vontade, precisam conhecer pelo menos uma vez. Mas antes disso, recomendo treinamento e acessórios adequados para isso! A musculatura exigida em uma prova de montanha é diferente de uma prova de rua. Por isso é importante fortalecer os músculos antes de se aventurar por aí. Panturrilhas e coxas são sempre foco para subidas, e não devem ser esquecidas. Mas também acho importante fortalecer costas e ombros… Porque um skibunda pode ser necessário dependendo da descida! Já tive muita dor no ombro depois de provas que me exigiram usar essa tática.

Paisagens da prova K42 em Ubatuba

Isso também é amenizado conforme a pratica que adquirimos nesse tipo de prova. Como os terrenos são muito variados, no começo sentimos muito medo de tropeçarmos e cairmos… O que é super natural! Com o tempo vamos adquirindo confiança, prática e começa a ser muito mais divertido.

Para iniciar nessa aventura, recomendo as provas mais leves, que tenham a altimetria menor. Altimetria para as corridas é o termo usado para mensurar o quanto um percurso é alto, o quanto teremos de elevação no percurso… ou seja: quanto subiremos morro acima! As provas do tipo cross country são mais indicadas para o início, por possuírem dificuldades menores que as provas de montanha, além de terrenos mais uniformes.

Floripa, Ubatuba, Luiz Carlos

Tenho certeza de que depois que você tiver esse contato com a natureza, irá se apaixonar e não vai mais querer correr tanto na rua!

Ubatuba, Pico do Jaraguá

Em breve contarei pra vocês outras dicas para ajudar os novatos nessa aventura!  Escreverei sobre tênis e acessórios específicos para essa prática. Por enquanto, deixo aqui algumas sugestões de provas desse tipo, caso alguém se interesse:

03/07 – Revezamento Rei da Montanha – Mogi das Cruzes/SP

16/07 – K21 Maresias – Maresias/SP

13/08 – Indomit Bombinhas – Bombinhas/SC

27/08 – XTerra Ilhabela – Ilhabela/SP

27/08 – Camelback Montain Race – Teresópolis/RJ

10/09 – Desafio 28 praias – Ubatuba/SP

18/09 – Rainha da Montanha – Guararema/SP

18/09 – Escape Trail Run – Campos do Jordão/SP

08/10 – Montain Do Lagoa da Conceição -Florianópolis/SC

22/10 – Bertioga Maresias – Bertioga/SP (não tem montanha, mas é super diferente e divertida de fazer)

07/11 – Montain Do Campos do Jordão – Campos do Jordão/SP

13/11 – Montain Do Deserto do Atacama -Chile

26/11 – 21k Noronha – Fernando de Noronha/PE

26/11 – K21 Serra do Japi – Jundiaí/SP

04/12 – Rei da Montanha – Taiaçupeba/SP

10/12 – Brasil Ride – Botucatu/SP

Nos encontramos por aí em alguma delas!

@julibak

Anúncios

2 comentários sobre “Trail Run

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s