Acessórios Trail Running

Continuando nosso assunto de Trail Running, hoje é dia de acessórios!

Como já falei em outros post pra vocês, eu não sou especialista nesse assunto de trail, mas já passei por algumas experiências tentando aprender, e já ouvi muitos conselhos de pessoas mais experientes para poder me ajudar.

Mas o que de fato é necessário para uma prova trail? Vou elencar alguns dos itens que eu mais utilizo e tentar explicar no que eles são úteis:

 Mochila de Hidratação


Eu acho essencial, principalmente dependendo da distância a ser percorrida. Nem todas as provas possuem hidratação no percurso, e as que possuem, são postos restritos devido a logística, aos locais onde esses postos podem ser implantados. Mas o que vem ser essa mochila? É uma mochila comum, normalmente de tamanho mais compacto (mas tem de vários tamanhos) que possui compartimentos para adequar a bolsa de água. Essa bolsa pode ter capacidade de armazenar 1, 2, 3 litros de água por exemplo. O que vai determinar a volumetria da água é a capacidade que sua mochila aguenta. Então o primeiro ponto a favor da mochila é você poder tomar sua água a qualquer momento, mantendo a hidratação do corpo.

Outro ponto positivo para a mochila: nela podemos carregar outras coisas, como a alimentação! As provas de montanha costumam ser mais longas que as de rua, devido ao nível de dificuldade exigida pelo corpo, pelo terreno, etc… Então é importante levar comidinhas que você já esteja acostumado a comer durante uma corrida para sanar a fome que surge nessas provas longas. Para se ter uma noção de tempo, eu que sou bem fraquinha ainda de montanha, já fiz prova de 21k em 5:30h. Já pensou se não tivesse água ou algo para comer?

No início eu também não sabia o que levar, então para auxiliar quem está perdido nesse assunto, seguem sugestões: gel de carboidrato, castanhas, pasta de castanhas, rapadura, bala de goma, azeitonas, amendoim, palitinhos com sal… tudo depende da alimentação que você está acostumado. Eu como faço alimentação lowcarb, eu normalmente levo castanhas, pasta de castanhas, azeitonas, banana seca, damasco e o gel para precaução. Você não fará um piquenique no meio da prova, então só precisa de pequenas porções para te manter no jogo! E a fome pode não aparecer, as pessoas tem fisiologias diferentes… mas em se tratando de montanha, melhor estar precavido caso haja necessidade né? É importante pensar com carinho no que levar, para que não acarrete um piriri no meio do mato porque comeu algo que não fez bem, ok?

 

Luva


Nem todas as pessoas gostam e curtem esse acessório, mas pra mim ela ajuda muito! Porque? Dependendo da prova, é necessário fazer o skibunda (que já citei em outro post), ou vai precisar se apoiar, se segurar… dependendo do trecho você vai precisar colocar a mão no chão, em árvores… e com isso você pode se machucar, se cortar, batendo a mão em alguma pedra ou espinho por exemplo. Eu costumo usar uma luva de academia mesmo, que cobre toda a superfície da palma da mão, que é onde eu sinto mais necessidade de proteção.

 

Polaina de tênis


Muitos podem nem conhecer esse item. Eu conheci durante uma prova, depois de entender a finalidade dela. Essa polaina faz uma conexão do seu pé e sua perna, isolando o bocal do tênis e impedindo que entre dentro dele pedrinhas, areia… já que o percurso do trail é variado e possui elementos soltos, todos eles podem sem querer pular pra dentro do seu pé! Eu depois que testei costumo usar sempre, mas não é um item extremamente necessário.

 

Bastão de Caminhada


Esse item salva muito nas subidas!!! Eu não tenho um, mas costumo usar o “cajado natural”, um pedaço de madeira mais resistente que esteja jogado na natureza. Inclusive recomendo fortemente para quem fará a K21 Maresias! Por ela ter muitas subidas, ele dá um alívio muito grande, porque ajuda a distribuirmos o esforço das pernas, fazendo com que não fiquemos tão cansados. Eu nunca usei um bastão desses, mas pela experiência com o “cajado”, irei providenciar em breve!

 

Polaina/Meia de Compressão


Para quem não gosta de correr de calça eu recomendo o uso delas para proteção da perna dos matinhos, galhos, pedras, areias… coisas que podem voar ou bater na sua perna durante a corrida. Com o uso da meia ou da polaina esse risco é amenizado e a corrida fica mais confortável, sem você tendo que parar pra coçar ou se proteger de alguma coisa. Sem falar que elas podem auxiliar a segurar o músculo da panturrilha, principalmente durante o esforço nas subidas.

 

Viseira/Boné/Protetor solar


Para proteção solar ou até de respingos de chuva. Devido ao tempo de prova, é importante ficar protegido. As provas de montanha costumam ter altimetrias altas, o que faz com que estejamos mais expostos com os raios solares. Se você tem a pele bem branquinha, é indispensável não esquecer desse item!

 

Óculos escuros


Para quem sente incômodo com o sol, esse item pode ajudar. Só fica o alerta para os trechos com mata mais fechada, porque dependendo da lente do óculos escurece muito e fica mais complicado enxergar o percurso, o que pode causar acidentes. Para sanar esse problema, eu uso um óculos que possui a lente transitions, aquela que quando está no sol escurece e quando está em ambientes escuros ela fica transparente.

 

Lenços umedecidos

Nunca se sabe quando pode ser útil, né? Seja para as necessidades fisiológicas, seja para limpar a mão, rosto, limpar um ferimento… Já que você está de mochila, joga dentro dela e seja precavido.

Analgésico/Antinflamatório Spray

Para precaução, não custa carregar esses itens na sua mochila! Principalmente para ajudar no caso de cãimbras. Nunca se sabe quando elas podem aparecer, se você não está acostumado e não se hidrata direito durante a prova, elas podem aparecer.

 

Bandana/Buff


Esse acessório tem tantas utilidades que você pode escolher qual você quer usar, e pode até mudar de uso durante a corrida! Pode proteger a respiração quando o ar estiver muito seco, umedecendo ela um pouco colocando sobre o nariz e boca, pode usar como cachecol se estiver com frio, pode usar na cabeça para prender o cabelo, proteger a nuca ou até a cabeça toda como os muçulmanos. Tudo vai do que você sentir necessidade.

 

Máquina fotográfica/Go pro/Celular

Já disse que gosto do trail running pelas paisagens né? Então esse item pra mim é sempre indispensável! Leve sempre uma forma de registrar esse contato com a natureza e fazer você se lembrar de tudo que você viveu ali. Pode parecer bobeira, mas se você gosta de fotos, não irá se arrepender de parar uns minutinhos durante a corrida para registrar momentos únicos.

 

Saco Estanque


Para proteção dos itens eletrônicos no caso de provas que tenham percurso com rio, mar… ou se o tempo estiver com aquela chuvinha…

Acho que consegui elencar aqui tudo que eu uso ou que já senti falta em uma prova. Espero que tenha ajudado vocês a ter uma idéia do que pode auxiliá-los nessa aventura! Lembre-se que o mais importante sempre é se divertir em segurança!

Desejo que vocês tenham ótimas experiências pelo mundo do trail run!

Nos encontramos por aí, no meio de alguma trilha 😉


@julibak

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s